sábado, 29 de maio de 2010

Catequese do Papa: o verdadeiro sentido de hierarquia.


De fato, ninguém é realmente capaz de apascentar o rebanho de Cristo se não vive em profunda e verdadeira obediência a Cristo e à Igreja, e a própria docilidade do povo para com os seus sacerdotes depende da obediência dos sacerdotes a Cristo; por isso, na base do ministério pastoral está sempre o encontro pessoal e constante com o Senhor, o conhecimento profundo Dele, o conformar a própria vontade à vontade de Cristo.

Nas últimas décadas, utilizou-se frequentemente o adjetivo “pastoral” quase em oposição ao conceito de “hierárquico”, assim como foi interpretada na mesma oposição a idéia de “comunhão”. [...] Prevalece na opinião pública, para a realidade “hierarquia”, o elemento de subordinação e o elemento jurídico; por isso, para muitos a idéia de hierarquia aparece em oposição à flexibilidade e à vitalidade do senso pastoral e também contraria à humildade do Evangelho. Mas este é um sentido mal compreendido de hierarquia, também causado historicamente pelo abuso de autoridade e pelo carreirismo, que são exatamente abusos e não derivam do próprio ser da realidade “hierarquia”.

A opinião comum é que a “hierarquia” é sempre alguma coisa ligada ao domínio e, portanto, não corresponde ao verdadeiro sentido da Igreja, da unidade no amor de Cristo. Mas como disse, esta é interpretação errada, que se originou em abusos da história, mas não corresponde ao verdadeiro significado daquilo que é a hierarquia. Comecemos com a palavra. Geralmente, diz-se que o significado da palavra “hierarquia” seria “sacro dominio”, mas o verdadeiro significado não é esse, mas sim “sacra origine”, isto é: esta autoridade não vem do próprio homem, mas tem suas origens no sagrado, no Sacramento; submete-se, então, a pessoa à vocação, ao mistério de Cristo; faz do indivíduo um servo de Cristo e só enquanto servo de Cristo ele pode governar, guiar por Cristo e com Cristo. Por isso, aqueles que ingressam na sagrada Ordem do Sacramento, a “hierarquia”, não é um autocrata, mas entra em um novo vínculo de obediência a Cristo: é ligado a Ele em comunhão com os outros membros da sagrada Ordem, do sacerdócio.

E mesmo o Papa — ponto de referência de todos os outros pastores e da comunhão da Igreja — não pode fazer aquilo que quer; pelo contrário, o Papa é o guardião da obediência a Cristo, à Sua palavra resumida na “regula fidei”, no Credo da Igreja, e deve preceder na obediência a Cristo e à sua Igreja. Hierarquia implica, portanto, um vínculo tríplice: aquele, antes de tudo, com Cristo e a ordem dada pelo Senhor à sua Igreja; depois, o vínculo com os outros pastores na única comunhão da Igreja; e, finalmente, o vínculo com os fiéis confiados ao indivíduo na ordem da Igreja.

[...]

Queridos irmãos e irmãs, gostaria de convidá-los a rezar por mim, Sucessor de Pedro, que tenho um dever específico ao governar a Igreja de Cristo, bem como por todos os seus bispos e sacerdotes. Rezem para que nós saibamos tomar conta de todas as ovelhas, mesmo as extraviadas, do rebanho a nós confiado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário